Pesquisar no site

Carregando...

ABC

Assentamento de Pisos em 5 passos


Abaixo algumas dicas importantes de como assentar piso corretamente.
O piso é um dos acabamentos da construção que dão destaque no local aonde é assentado, sendo assim é essencial ter um bom profissional para que o serviço possa ficar de acordo com suas expectativas.Abaixo segue algumas dicas de materiais e ferramentas Utilizadas para assentamento de Pisos.
Para assentar pisos primeiramente são necessários algumas ferramentas essenciais que são:

Cortador de Piso: Essa é uma ferramenta muito útil e talvez a principal para um profissional azulejista ou pedreiro. É composta com um cabo que desliza sobre uma plataforma aonde o piso é colocado para receber cortes, contém uma Wídea em sua ponta aonde provoca em risco no Piso que provoca assim o corte.


 Serra Circular:Támbém apelidada de Makita por ser a mais utilizada por profissionais da área, é utilizada também para cortes mmais cortes com desenhos ex: ralos, cantos.

 Martelo Borracha: embora não seja muito utilizado por Pedreiros, o Martelo Borracha é muito útil para o assentamento de pisos e azulejos, pois amortece as batidas evitando assim rompimentos, rachaduras na hora de assentar.

 Linha de Pedreiro: Também muito utilizada em toda Obra, a linha de pedreiro é uma ferramenta útil para alinhamentos, desenhos, auxiliando em retiradas de medidas de esquedro e nivelamento.

 Nível de Mão: Utilizado por Pedreiros, Serralheiros, marceneiros e outros profissionais, o nível de mão é uma ferramenta que auxilia o nivelamentoe plumagem  com maior rapidez e precisão.

Régua de pedreiro: muito parecida com um pedaço de ferro a régau de pedreiro também muito utilizada em toda a obra, a régua de pedreiro é utilizada para nivelamento preciso de uma superfície e tambem usada para alinhamento.

 Cruzetas ou espaçadores: COmo o próprio nome dis, é utilizada para criar os espaços entre um piso e outro. Cada tamanho de  piso é utilizada um tamanho diferente de cruzeta ou espaçador.

 Esponja: Utilizada obiviamente para limpesa de pisos e também apelidade de Filtro quando utilizada em Rebocos.

 Espatula para rejuntar: auxilia na hora do rejuntamento dos pisos. Na sua ausência é comum utilizar de uma borracha velha como um chinelo.

 Lápis de Pedreiro: também utilixado em toda a obra o lápis auxilia nas marcaçoes para corte de um piso.

Trena ou fita métrica: Utilizada para diversas áreas , a trena auxilia em marcações e medidas precisas.



Para assentar o piso, antes de mais nada é preciso checar o nivelamento do contra piso; pois tudo dependerá do nivelamento, se o contra piso estiver desnivelado teremos que corrigi-lo primeiro. Pois o sucesso e qualidade do assentamento do piso depende disso.

ERRO GRAVISSÍMO: Tem profissional  que tenta acertar o nivelamento com o próprio cimento cola na hora de assentar o piso, nunca faça isso, pois não dá certo, o piso ficará com uma ponta mais alta que a outra ou torto e desnivelado.

OBS: nunca use cimento cola em excesso, na hora de passar no contra piso e na cerâmica ou porcelanato. Retire o excesso deixando somente o que passar pelo dente da desempenadeira dentada.

Quando estiver assentando o Piso, não bata com a mão, madeira, ou outro tipo de material para acertar o piso, o CORRETO é usar uma marreta de borracha, e bata suavemente, para acertar e alinhar.

Use sempre o nível de mão para garantir o nivelamento, evitando que fique uma ponta mais alta que a outra.

 
CORTE DO PISO

Fizemos o teste com cortador Tipo Riscador com ponta diamantada, Esso é bom para cortar piso mole, quando cortamos piso duro não teve uma boa eficiência, algumas peças saíram com o corte feio, e algumas peças se quebraram, ou saíram com corte torto.

Fizemos o teste também com a serra mármore, usando um disco diamantado de boa qualidade, tivemos uma boa eficiência, cortamos a seco e cortamos com água.
 
OBS: Se você deixar as peças de cerâmicas de molho na água algumas horas facilita o corte.

outra coisa que tem deixado muita duvida é o espaço entre os pisos, onde será rejuntado, para padronizar o espaçamento você devera usar cruzetas de plástico, “cruzinhas” elas tem 1 milímetros a 8 milímetros. Espaços muito grande tira a beleza do piso, e o rejunte fica muito chamativo.


Tipo: Espaçador tipo cruzeta para piso
Função: Espaçadores plásticos para assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, azulejos e pedras para revestimento, garantindo o espaçamento uniforme entre os blocos.
 
Aplicação do rejunte: Tem gente que na hora de aplicar o rejunte faz uma bagunça, uma sujeira que só, para evitar esse tipo de coisa é preciso acertar o ponto do rejunte, não pode ser muito mole e nem muito duro, que seja flexível para entrar nos vãos dos pisos, e evitar sujeiras.
OBS: Não é necessário espalhar rejunte em todo piso, somente nos vãos entre os pisos, tem gente que usa pedaço de chinelo, pedaço e borracha e etc. para aplicar o rejunte, não faça isso use uma espátula de silicone, conhecida como “sililóide” usada para tapar defeito de parede com massa corrida.

Se você for assentar seu próprio piso, não é difícil, qualquer um que se esforçar em aprender conseguirá, se você for pagar um Profissional fique de olho, não aceite piso torto, desnivelado ou com uma ponta mais alta que a outra, exija qualidade, piso mal assentado é horrível todo mundo vê e percebe.
Agora um piso bem assentado da gosto de ver, e todos elogiam, em minha casa infelizmente tive que fazer eu mesmo pois não consegui achar um profissional que fizesse como eu queria, fiz nas minhas horas vagas levei um mês pra assentar o revestimento nas paredes e no piso de meu banheiro, mas valeu apena. Agora vou fazer a área de serviço e a minha cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário